4 de setembro de 2019 Comentários (0) Fauna e Flora

Compartilhe em suas redes favoritas

Dia da Amazônia

 

Um dos maiores tesouros do planeta, a Amazônia, é celebrado hoje, 5 de setembro. Um bioma com cerca de cinco milhões e meio de quilômetros de floresta e habitat da maior biodiversidade do mundo.

Apesar de estar presente em 9 países o Brasil é o país com a maior variedade de plantas, são mais de 55 mil tipos, o que equivale em torno de 25% dos tipos de plantas existentes em todo o planeta.

 

A incrível fauna amazônica

1.Sapo-de-chifre-da-Amazônia (Ceratophrys comuta)

O sapo-de-chifre-da-Amazônia é uma espécie com tamanho avantajado, podendo chegar a 20 cm.

2.Tracajá (Podocnemis unifilis)

Sua principal característica física são as manchas amarelas na cabeça e nas bordas da carapaça. Seu tempo médio de vida é de 90 anos. Atualmente, a tracajá é uma espécie com risco vulnerável de extinção.

3.Tucanuçu (Ramphasto toco)

 O tucanuçu, também conhecido como tucano-toco é a maior espécie dos tucanos. Sua principal característica é o bico grande e alaranjado que contrasta com suas penas pretas pelo corpo e brancas no pescoço.

4.Macaco-guariba (Alouatta puruensis)

 O macaco-guariba, popularmente conhecido como bugio-vermelho, é nativo do Brasil, sendo encontrado principalmente na Amazônia.

 

 

As Principais Árvores da Amazônia

1.Jacaranda Copaia (Pará-Pará)

O gênero de plantas Jacaranda possui em torno de 50 espécies. Esse tipo de árvore é a espécie mais encontrada na floresta amazônica. Com um crescimento rápido.

2.Carapa Guianensis (Andiroba)

Com até 30 metros de altura, raízes chatas e copa densa, a Andiroba se espalha através dos seus frutos e sementes que caem no chão.

3.Manikara Huberi (Maçaranduba)

Uma planta de grande porte, a Maçaranduba pode atingir 50 metros de altura. Muito encontrada em solos mais firmes da Amazônia.

4.Anacardium Giganteum (Cajuaçu)

Com até 40 metros de comprimento, o tronco dessa árvore apresenta estrias verticais. As flores apresentam grande panículas e o seu fruto carnudo e de cor vermelha-escura.

Amazônia 2019

Porém o dia de hoje mais do que uma celebração é uma data de conscientização para os perigos da extração desenfreada e não calculada de madeira e minérios, além da utilização da sua área para pastoreio e agricultura.

Os Povos Originários na Amazônia através da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) se prepara para uma manifestação hoje, confira abaixo um trecho da sua nota:

“Dia 5 de Setembro é Dia da Amazônia. Para nós, guardiães das florestas, será um dia de luta, para lembrar que é preciso manter a atenção e a mobilização pela vida da nossa grande floresta e logo, pelas nossas vidas.”

 

Fontes: Toda Matéria, Igui Ecologia, Agência de Notícia do Acre e Revista Forum.

Deixe um comentário