O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e é celebrado no dia 5 de junho. Essa resolução aconteceu na Conferência de Estocolmo, na Suécia. Desde então todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e ações para relembrar a importância da preservação do meio ambiente.

Em 2020 a Colômbia, a Alemanha e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciaram que a Colômbia sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente 2020, em parceria com a Alemanha. O foco da data em 2020 será a biodiversidade.

Ricardo Lozano, Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia; Jochen Flasbarth, Secretário de Estado do Meio Ambiente da Alemanha; e Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, alertam sobre extinção de milhões de plantas e animais.

“A cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma poderosa para acelerar, ampliar e engajar pessoas, comunidades e governos ao redor do mundo para agir em torno dos desafios ambientais críticos que o planeta enfrenta”, comeplementou Andersen. “Somos gratos à Colômbia e à Alemanha por demonstrarem liderança nesse esforço”, concluiu.

Veja alguma das coisas que você pode fazer para ajudar esse movimento.

 

  • Evite consumir plásticos de uso descartável e tente minimizar sua quantidade de lixo. A poluição marinha subiu 10 vezes desde 1980 e afeta 86% das tartarugas marinhas e centenas de outras espécies.
  • Descarte corretamente os produtos químicos e o lixo tóxico. Não jogue remédios  no ralo ou em vasos sanitários e não ponha produtos tóxicos no lixo normal. Leve-os a uma estação de coleta apropriada.
  • Não compre produtos nocivos a insetos e a polinizadores. O uso desses agentes acaba com os insetos e com populações inteiras de micro-organismos. Alguns químicos podem afetar a quantidade de esperma das abelhas masculinas e diminuir a proliferação de abelhas-rainha.
  • E claro, plante árvores!

Confira o vídeo da ONU sobre essa mensagem importante que a natureza está nos mandando.

E lembre-se, sempre, RESPEITE SEU PLANETA.

Compartilhe em suas redes favoritas

Deixe um comentário

Close Search Window