14 de fevereiro de 2019 Comentários (0) Blog, Viagens

5 motivos para você usar os bastões na sua próxima trilha.

Compartilhe em suas redes favoritas

Vai para trilha? 

Nós vamos falar aqui de um equipamento muito útil para sua caminhada, mas pouco falado.  

O bastão de caminhada, conhece? 

O bastão é um equipamento, que além de oferecer mais segurança, ele ajuda na prevenção de acidentes e traz maior conforto para a coluna e joelhos durante sua caminhada, procure comprar o par e prefira bastões que possua ajuste de altura. Assim você garante maior equilíbrio e força durante sua trilha.  

Existem alguns tipos de bastão para você escolher:  

  • o padrão, que é o mais leve e mais barato;  
  • o anti-choque, que possui molas que servem como amortecedores;  
  • os retráteis ou telescópicos, que podem ser recolhidos e, portanto, se tornam mais fáceis de serem carregados quando não estão em uso cabem dentro da sua mochila; 

E só para você se ligar na maneira correta de segurar o bastão, pegue firmemente pela ponta e de passe uma fita de proteção de punho por trás do polegar. A fita deve passar pelas costas e pela palma da suas mãos, sem estar muito frouxa e nem muito apertada, precisa ficar de um jeito que sinta seguro. 

Mas vamos lá, queremos te contar dos 5 motivos para você já usar os bastões na sua próxima trilha: 

1ª Geralmente, as trilhas são feitas em terrenos acidentados. Por isso o uso do bastão é essencial para manter seu equilíbrio.  

2ª Evita que você se machuque, sofra quedas em lugares escorregadios. E se acontecer de cair, não se preocupe que eles te ajudam amortecer a queda. Servem muito de apoio. 

3ª Em caso de alerta para lugares suspeitos, você pode usá-lo para examinar as condições de onde vai colocar seus pés. Vale a pena dar aquela conferida antes para não se assustar depois. Sem contar que auxiliam você para atravessar rios ou córregos. 

4ª No caso de acidentes, o bastão pode servir como uma muleta ou uma tala improvisada até que você possa conseguir ajuda. 

5ª Melhor parte sobre os bastões que eles são multiuso, reduzindo assim a quantidade de equipamentos para carregar: podem servir como suporte para barracas, como tripé para fotografia e caso seja necessário fazer uma sinalização, sem contar a parte que podem ser dobráveis e leves. 

 

COMO USAR SEU BASTÃO EM DIFERENTES TERRENOS. 

 

E claro, para manusear os bastões existem algumas formas diferentes de usá-lo.

Em terreno aclive, para ter mais segurança ao andar, seu corpo precisa estar inclinado para frente, para diminuir o impacto direto na coluna.  

Se estiver em um terreno plano é mais simples, seus braços devem estar ao lado do corpo e sempre com o equipamento à frente.  

já em terrenos declives, os bastões devem estar o mais próximo possível da linha do seu corpo e um pouco mais alto do que o normal, por isso fique atento na escolha do seu bastão. Tente não se inclinar demais para a frente, mantenha a coluna ereta, apoie bem seus pés no chão, isso facilita o equilíbrio e evita de você cair. 

Por fim meu caro,  seu bastão é um item necessário para carregar na mochila, que vai ser muito útil na sua trilha. Outra coisa importante de fazer, um check list do que precisa levar e evite itens desnecessários, porque acaba virando um acumulo de peso para carregar e só te atrapalhar.

Borá lá curtir. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish