21 de agosto de 2017 Comentários (0) Fauna e Flora, Parceiros

Abelhas sem-ferrão

Compartilhe em suas redes favoritas

As abelhas da Tribo Meliponini (classificação científica) são mais conhecidas como abelhas sem-ferrão. Comuns até mesmo nos centros urbanos, esses importantes insetos sociais trabalham incessantemente para a colônia.

A casa das abelhas é chamada de colmeia, mas está mais para uma pequena enorme cidade! A colmeia mostrada no vídeo, de abelhas do gênero Trigona, possui entrada em forma de funil e foi construída num tronco, próxima ao solo, mas outras espécies também nidificam no alto das árvores!

Apesar de não ter ferrão, essas abelhas podem assustar àqueles mais “insetofóbicos” (o correto é entomofóbicos, enfim) pois seu corpo geralmente fica bem pegajoso, coberto por resina vegetal e pólen, decorrentes da suas visitas a flores, frutos e plantas. É por isso que essas abelhas são conhecidas por se enrolarem nos cabelos de algumas pessoas, mas acreditem, a menos que seja ameaçada, ela não gostaria de estar ali…- portanto, basta manter a calma, tirar a abelha sem-ferrão com delicadeza e devolvê-la ao ar para que possa continuar seu trabalho de polinizadora por aí!

  • abelhas-sem-ferrao_01
  • abelhas-sem-ferrao_02

As abelhas são um dos animais (se não os mais!) importantes do mundo! Sem elas, não há polinização, ou seja: A humanidade não conseguiria produzir diversos itens vegetais básicos da nossa alimentação! Portanto, literalmente devemos nossas vidas às abelhas. É hora de aprender a enxergar a importância de seres que passam tão despercebidos em nossos cotidianos, cada vez mais afastados da Natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish