5 de abril de 2019 Comentários (0) Blog, Estilo de vida, Fauna e Flora, Sustentabilidae

CONHEÇA UM POUCO DO QUE É AGROFLORESTA 

Compartilhe em suas redes favoritas

 

Vamos falar um pouco de agrofloresta sabe o que é? 

É um sistema de produção que imita a natureza, ou seja, o solo é coberto por uma vegetação variada. Com essa mistura de vários tipos de plantas e flores, uma ajuda a outra, evitando pragas” ou “doenças”, dispensando assim o uso de venenos. 

É uma forma muito inteligente de preservar a natureza. E claro, preservar o meio ambiente. Um sistema sustentável que recupera o ecossistema. 

No processo convencional de monocultura o solo se desgasta demais. O que faz com que pragas e doenças aumentem com maior frequência. Por isso muitos agricultores usam os fertilizantes e agrotóxicos para manter a plantação 

Já com o sistema da agrofloresta esse processo se torna mais viável e menos agressivo. Funciona da seguinte forma, todas as sementes são plantadas ao mesmo tempo e cobertas com matéria orgânica. Essas plantas crescem, as mudas mais fracas são retiradas para que as outras cresçam em seu lugar. As raízes das plantas retiradas permanecem e se tornam nutrientes para o solo, além de deixar espaço nele para maior absorção da água. 

Quando essas plantas começam atrapalhar a entrada de luz, elas são podadas, o que faz com que aumente a fotossíntese. Quanto mais a floresta cresce mais frutos e plantas nascem. E mais animais surgem, o que ajuda na poda, higienização e no plantio de novas espécies. E com a intensa transpiração das plantas, as chuvas aumentam naquele determinado local e assim surgem as nascentes que são importantes para manter a plantação. 

agrofloresta é uma ótima opção para a diminuição do desmatamento, já que tem grande eficiência na ciclagem de nutrientes. Além claro de manter toda a biodiversidade da região. 

Macboot apoia e ajuda várias agroflorestas pelo Brasil. Afinal não fazemos só botas. Fazemos a diferença.  

Fique ligado que vamos falar muito mais desse assunto tão importante. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish