18 de setembro de 2018 Comentários (0) Datas Comemorativas, Fauna e Flora

Dia da árvore: curiosidades e origem da data

Dia da árvore: curiosidades e origem da data
Compartilhe em suas redes favoritas

Dia da árvore – Um grande salve, caros amigos. O blog hoje está em ritmo de festa, afinal, dia 21 de setembro comemora-se o DIA DA ÁRVORE.

E por falar nisso, você sabia que o símbolo da Macboot é a COPAÍBA? É isso aí! E isso tem um motivo. Não é mero acaso. A Missão da Macboot é inspirar momentos de felicidade na vida de nossos consumidores seja ao ar livre ou no trabalho, com responsabilidade e consciência socioambiental.

A árvore é o símbolo maior da natureza. Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que ainda existe no planeta.

O que se comemora no dia 21 de setembro?

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito desse importante recurso natural. O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso.

Como foi criado o Dia da árvore? Qual a origem do Dia da árvore?

Ele é comemorado em 21 de setembro e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965.

Dia da árvore: o que as árvores nos fornecem?

É comum vermos árvores totalmente cheias de flores, como os Ipês e suas mais variadas cores, como amarelo, rosa, branco e roxo. As árvores são importantes para a vida dos homens, pois fornecem o ar que respiramos além de nos dar alimentos, como frutas e remédios que são extraídos de algumas delas.

Qual a importância da árvore para o meio ambiente?

Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares. Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos. Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes.

Qual a importância das árvores para os seres humanos?

Todos os seres vivos dependem das árvores de alguma forma. E isso não está ligado apenas ao fato de que elas transformam o gás carbônico em oxigênio. Na verdade, as algas marinhas são as principais responsáveis pela produção do gás que consumimos na respiração. Porém, isso não diminui a importância da árvore.

Dia da árvore: curiosidades sobre árvores

– A sequoia, uma arvore típica da América do Norte, além da vida longa, também pode atingir 100 metros de altura.

– A General Sherman, espécie de sequoia, que fica no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia (Estados Unidos) é considerada a maior árvore do mundo por causa do conjunto de medidas que possui: 82,6 metros de altura, 25,9 metros de diâmetro e 1.814 toneladas. Além disso, essa árvore tem cerca de 2.100 anos.

– O Jequitibá, espécie típica da Mata Atlântica Brasileira, pode atingir os 60 metros: a altura de um edifício de 20 andares. Jequitibá, em Tupi, quer dizer, “gigante da floresta”.

– Mas, no Brasil, a Samaúma, típica da Floresta Amazônica, é a maior (tem 90 metros de altura).

As principais árvores do Brasil | Dia da árvore

Aroeira: alguns tipos de Aroeira são muito apreciados na culinária e outros servem para fazerem infusões na medicina popular. É uma árvore nativa do Brasil.

Bambu: é utilizado para fins artísticos e também na construção civil.

Cafeeiro: espécie nativa da África, mas popular em todo o mundo, graças ao seu fruto. O Brasil possui a maior área plantada de cafeeiros do mundo.

Cajueiro: é uma árvore nativa do norte e nordeste brasileiros e, em condições ideais, pode atingir até 20 metros de altura.

Castanheira: originária da Península Ibérica, a Castanheira é muito conhecida pelos seus frutos ricos em nutrientes.

Cedro: pode chegar a até 30 metros de altura. É uma árvore nativa da Mata Atlântica e tem um crescimento muito acelerado, por isso é também utilizado para o reflorestamento destas áreas.

Cerejeira: suas diversas variações podem ser úteis desde a produção de frutos até a utilização de seus troncos como madeiras nobres.

Coqueiro : ainda não é conhecida a origem desta árvore, mas já foram encontrados fósseis de árvores ancestrais aos coqueiros com cerca de 15 milhões de anos.

Imbuia: é uma árvore de folhas e flores muito pequenos, mas de tronco extremamente grosso.

Ipê: os diversos Ipês são muito utilizados como árvores urbanas, pois suas raízes crescem para baixo e não danificam calçadas e ruas asfaltadas.

Jacarandá: é uma árvore nativa do Brasil, pertencente à família Fabaceae.

Jatobá: é uma árvore nativa da Amazônia e da Mata Atlântica brasileira. Os jatobás chegam a ter 1 metro de diâmetro nos troncos e suas cascas são utilizadas para a produção de chás e vinhos.

Juazeiro: é uma árvore típica do nordeste brasileiro, com frutos ricos em vitamina C. O Juazeiro desperta grande interesse da indústria de cosméticos e seus nutrientes ainda são usados na fabricação de cremes dentais.

Mogno: é uma árvore muito utilizada na fabricação de móveis pela facilidade com que é possível trabalhar.

Nogueira: seu fruto é a noz, muito utilizada na fabricação de óleos e como artigo culinário.

Oliveira: originária da região do Mar Mediterrâneo, seus frutos são as conhecidas azeitonas, e um dos seus principais produtos é o azeite de oliva.

Pau-Brasil: árvore que deu nome ao Brasil é originária do mesmo país. Em 7 de setembro de 1978, a Pau-Brasil foi declarada como Árvore Natural do Brasil.

Pinus: é uma árvore originária do hemisfério sul e, hoje, é comumente encontrada no sul e sudeste do Brasil.
Salgueiro: o salgueiro é a árvore que deu origem ao ácido acetilsalicílico, a conhecida aspirina.

Sapucaia: é uma árvore originária da floresta amazônica e da mata atlântica do Brasil e pode chegar a até 30 metros de altura.

Seringueira: é originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas. A seringueira teve grande importância para o desenvolvimento da região norte do país, a partir da extração do látex – matéria-prima da borracha.

Umbuzeiro: o umbuzeiro ou imbuzeiro é originário do nordeste do Brasil e seu nome tem origem no tupi. “Ymbu” significa “água que dá para beber”, graças à retenção de água em suas raízes.

Projeto Verdejar – Grupo Mulheres do Brasil

O Verdejar, do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Franca, reúne voluntárias que trabalham para mobilizar a comunidade e realizar ações de plantio na cidade.

O grupo é composto por MULHERES DE VÁRIOS SEGMENTOS de todo o BRASIL que se reúnem mensalmente para DISCUTIR E PROPOR AÇÕES em temas ligados à educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais.

O Verdejar está radiante em começar as comemorações do Dia da Árvore plantando em uma nova praça no campus da Unesp de Franca.

O evento vai ser lindo e contará com a apresentação do coral da Unesp, poesia com a verdejante Daniela Almeida Borges e com APOIO DA MACBOOT, que fará doações de mudas para as crianças do Centro de Convivência Infantil (CCI), que participarão do plantio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish