10 de maio de 2019 Comentários (0) Datas Comemorativas, Estilo de vida, Fauna e Flora, Sustentabilidae

Dia do Campo

Compartilhe em suas redes favoritas

Começamos com um provérbio que explica bem esse dia. Diz o seguinte: Se o homem do campo não planta, a cidade não janta. 

E assim todo dia 10 de maio, comemoramos o Dia do Campo. A data surgiu com o objetivo de homenagear e conscientizar a população sobre a importância do campo para a economia e existência de uma sociedade.  São exploradas diversas atividades, com destaque a agricultura e pecuária. 

É do campo de onde vem uma das principais fontes de vida para o homem, da terra do campo onde nascem os alimentos servidos à mesa e que abastecem as casas de milhares de famílias em todo o mundo. Ele está presente no dia a dia das pessoas, da alimentação às roupas, passando pelos combustíveis e móveis, chegando a instrumentos musicais entre muitos outros itens. 


É também do campo que se brotam as oportunidades para o desenvolvimento econômico de um país. Para você entender, o agronegócio é o setor proveniente do campo, representa mais de 1/5 do PIB brasileiro. E graças ao crescimento da produção agrícola e a explosão da produtividade, o Brasil passou de importador a exportador de alimentos, garantindo saldo positivo na balança comercial do país. Outro aspecto importante é que o agronegócio também é um grande empregador. Ele multiplica empregos e renda para o lugar, melhorando a qualidade de vida das pessoas no interior do país.   

O objetivo de tudo isso é provar que nós precisamos do campo. E é importante lembrar que as perspectivas futuras para melhorias nesse sistema são positivas, a produção agropecuária por exemplo, pode se desenvolver muito ainda. Mas ainda assim, o Brasil possui alguns gargalos que precisam de solução urgente como de infraestrutura e logística o que é um grande desafio a ser encarado pelos milhares de produtores.  

O trabalho no campo trás bastante competitividade para o país no sistema agronegócio. Essa data vem com o intuito incentivar e conscientizar que precisamos cuidar muito bem das nossas terras, inclusive de todo nosso meio ambiente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish