30 de maio de 2018 Comentários (0) Datas Comemorativas, Fauna e Flora

Dia Mundial do Meio Ambiente – Acabe com a Poluição Plástica

Dia Mundial do Meio Ambiente - Acabe com a Poluição Plástica
Compartilhe em suas redes favoritas

As comemorações para o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE deste ano ocorrem na Índia. A data, comemorada no dia 5 de junho terá como tema #AcabeComAPoluiçãoPlástica em tem como objetivo alertar sobre a importância de reduzir a produção e consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis.

Esses produtos quase sempre vão parar em oceanos, mares e rios, prejudicando a vida marinha e afetando a saúde humana.

Produção de plástico no mundo

Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos — é como se a cada minuto despejássemos nos mares a carga inteira de um caminhão de lixo plástico. O material representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pelo homem.

Poluição plástica no Brasil

No Brasil, campanhas para o consumo consciente de sacolas plásticas, a assinatura do Acordo Setorial de Logística Reversa de Embalagens e agora o processo de elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar criam o ambiente institucional necessário para avançar este debate fundamental com a sociedade brasileira.

História e origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

A primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972 e por esse motivo essa foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesse mesmo dia, no Brasil, é comemorada a Semana Nacional do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Dicas de atividades para realizar no Dia do Meio Ambiente

  1. Na escola proponha a criação de um mural sobre a natureza, seja com pintura ou material reciclado
  2. Ajude a limpar uma praia: inspire-se no vídeo Operação praia Limpa que tem a participação da Macboot;
  3. Plante uma árvore (você sabia que a Macboot desenvolveu projetos como o Click e Plante, que resultou em mais de 1,5 milhão de árvores plantadas no Brasil?
  4. Reúna os amigos e ajude a limpar um parque público.

Frases comemorativas pelo Dia do Meio Ambiente

A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil. [Nicolau Copérnico]

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. [Mahatma Gandhi]

Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore. [Martin Luther King Jr.]

É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve. [Victor Hugo]

A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas. [Johann Wolfgang von Goethe]

Digo que minha música vem da natureza, agora mais do que nunca. Amo as árvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas. [Tom Jobim]

“Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro”. [Provérbio Indígena]

“Só jogue no rio (ou no mar) o que o peixe pode comer.'(Ziraldo)

Operação Praia Limpa Ilhabela

Aliás, a Macboot, cumprindo com o seu papel socioambiental, há 8 anos consecutivos faz parte do Projeto Operação Praia Limpa Ilhabela, que reuni pessoas da comunidade em uma expedição para os trabalhos de limpeza, bate papo com a comunidade, mergulhos para a retirada de lixo marinho e distribuição de sacolinhas para armazenamento de resíduos em Ilha Bela, litoral norte de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish