21 de agosto de 2019 Comentários (0) Sem categoria

Entenda o Desmatamento

Compartilhe em suas redes favoritas

Um dos mais graves problemas ambientais da atualidade é o desmatamento ou desflorestamento, ou seja, a eliminação completa ou parcial de qualquer tipo de cobertura verde no planeta.

Além de oferecer risco às pessoas e aos animais, os gases produzidos contribuem para o aumento do efeito estufa. Por isso essa ação causa um desequilíbrio em várias esferas do meio ambiente.

Em 2019 segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) e seu Programa Queimadas, programa vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, registrou 71.487 focos de incêndio entre os dias 1 de janeiro e 18 de agosto. O número é 82% maior do que o mesmo período do ano passado.

 

Em imagem de 19 de agosto, 18h, manchas vermelhas mostram alta concentração atmosférica de monóxido de carbono (CO) nos Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, passando por Bolívia e Paraguai. WINDY.COM

Esse aumento das queimadas na região da Amazônia fez com que um corredor de fumaça se espalhasse pela América do Sul. Afetando os nossos “rios voadores” e por consequência aumentando a temperatura, diminuindo as chuvas, causando problemas nos solos, problemas respiratórios, além de uma possível queda do índice fluviométrico.

O Dia do Fogo também afetou comunidades indígenas e unidades de conservação. Ou seja, um desastre em todas as camadas da sociedade e do planeta.

Algumas atitudes no nosso dia-a-dia podem ser tomadas para tentar ajudar o nosso meio ambiente, são elas:

  • Plante uma horta
  • Consuma menos plástico
  • Plante árvores
  • Consuma menos metais
  • Consuma menos combustível
  • Recicle
  • Faça sua própria compostagem

Listamos abaixo alguma ongs que tentam ajudar na causa para você poder, assim como nós, apoiar e ajuda nessa causa.

 

Fonte: El País; Greenpeace; BBC
Foto de capa: PAULO WHITAKER / Reuters/12-1-2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish