13 de dezembro de 2019 Comentários (0) Sem categoria

Entrevista com Elaise de Mello Barbosa – Coordenadora do Verdejar – Grupo Mulheres do Brasil

Compartilhe em suas redes favoritas

Nesse último domingo a Macboot junto com o Projeto Verdejar realizou o plantio de 3.500 mudas de árvores. O Verdejar é uma das frentes do Grupo Mulheres do Brasil, um grupo que faz a diferença. E para você conhecer ainda mais sobre essas mulheres incríveis, trouxemos Elaise de Mello Barbosa, coordenadora do Verdejar para contar mais sobre sua história e sobre esse projeto incrível.

 

Primeiro gostaria de saber um pouco da sua história, e como isso resultou em você fazer parte, e começar esse projeto, o Verdejar.

O interesse em cuidar da natureza vem da minha infância. Minha mãe sempre defendeu as plantas e os animais e eu sempre segui seu exemplo. Sou engenheira de alimentos por formação, com Mestrado em Tecnologia de Alimentos. Fiz minha vida profissional nessa área tendo trabalhado em Garantia de Qualidade em empresas como a Coca-Cola e o Laticínios Jussara. Ao aposentar tive a oportunidade dentro do Grupo Mulheres do Brasil em trabalhar com a área do Meio Ambiente e assim surgiu o Projeto Verdejar.

 

Para quem ainda não conhece o projeto Verdejar, você poderia nos contar um pouco sobre ele?

O Grupo Mulheres do Brasil iniciou com empresárias lideradas por Luiza Helena Trajano com o objetivo de protagonizar ações sociais e em 2016 criou o primeiro núcleo fora de São Paulo, aqui em Franca. Na primeira reunião do núcleo Franca, na casa de Luiza Helena Trajano, ela sugeriu a criação de um grupo para plantar árvores na cidade e então eu e Maria Lidia Borges Machado assumimos a coordenação desse grupo.

A principal meta do grupo é fomentar o desejo na população Francana de plantar 1 milhão de árvores. Começamos plantando em escolas, entidades assistenciais, igrejas, e em calçadas de moradores. Neste ano demos um passo mais ousado e reflorestamos uma área de preservação permanente na beira do córrego do Espraiado, num plantio de 3.500 mudas feito por voluntários numa única manhã de domingo.

Neste último domingo tivemos uma ação em parceria com a Macboot. Você poderia nos contar um pouco como foi esse dia tão legal, intenso e importante.

Sim, o reflorestamento da Mata Ciliar do Córrego do Espraiado no Jardim Noêmia com plantio de 3.500 mudas feito exclusivamente por voluntários numa manhã de domingo foi inspirador. Fizemos um trabalho forte na divulgação do evento e tivemos 870 inscrições, mas nos surpreendemos com a chegada de aproximadamente 1.500 voluntários que plantaram as 3.500 mudas em menos de 1 hora.

Essa ação nos mostrou que as pessoas querem uma cidade com mais áreas verdes, mais bonita, e que estão dispostas a participar e ajudar, que juntos podemos plantar muito mais que as 3.500 mudas deste evento. No nosso grupo sempre cantamos que “sonho que se sonha junto é realidade” – e foi o que aconteceu, nosso sonho se tornou realidade. Agora podemos sonhar ainda mais.

Para 2020 quais as metas do Grupo Verdejar?

O grupo seguirá fazendo seu trabalho de educação ambiental em escolas e creches e plantando nos bairros. Nossa proposta é de plantar outra área de preservação permanente na estação das chuvas com a ajuda da população e de parceiros como a MacBoot.

 

Como pessoas de fora podem fazer parte desse projeto?

Temos uma página no Facebook “Verdejar Franca” onde as pessoas podem entrar em contato para cadastrar plantio de árvores em suas casas ou passarem seu celular whatsapp para fazerem parte do grupo. Plantamos mensalmente num domingo pela manhã.

 

Nós da Macboot ficamos muito felizes de poder fazer parte dessa história. Faça você também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish