11 de novembro de 2022 Comentários desativados em Pantanal: o bioma mais preservado do Brasil Datas Comemorativas, Planeta

Pantanal: o bioma mais preservado do Brasil

Compartilhe em suas redes favoritas

Ao contrário do que muitos pensam, o Pantanal não é um rio, mas também é um bioma, considerado o menor do Brasil.

Ele ocupa apenas 2% de todo o território nacional, mas não é menos importante, pois abriga grande parte dos animais da fauna brasileira e por isso é realizado um intenso trabalho de preservação do meio ambiente.

Localizado na região Centro-Oeste do país, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, possui uma junção e atributos de outros biomas: Cerrado, Caatinga e Florestas Tropicais.

Possui área total de 220 mil km², sendo 120 mil km² no Brasil e o restante é dividido entre os países: Paraguai e Bolívia.  

A principal hidrografia do Pantanal é o Rio Paraguai e seus rios afluentes: Cuiabá, São Lourenço, Taquari, Miranda, Coxim, Aquidauana, Nabileque, Apa e Negro.

Uma das particularidades da região é a existência das planícies inundáveis. Devido a esta característica, possui uma vegetação aquática e árvores típicas da Floresta Amazônica. Apesar de parecer benéfica, a inundação faz com que o solo seja menos fértil, dificultando a agricultura local.

Sua vegetação também é composta por árvores de médio e grande porte, como na Amazônia. E de baixo, médio porte, com galhos retorcidos, assim como no Cerrado. 

Blue and Yellow Macaw on the nature

Os principais animais encontrados no Pantanal são: arara-azul, tamanduá, capivara, cachorro-do-mato, anta, onça-pintada, porco-do-mato, veado-campeiro, veado-catingueiro, macaco-prego, cervo-do-pantanal, jaú, piau, bugio, quati, tatu, lobo-guará, preguiça, pacu, piranha, cachara, curimbatá, peixe dourado, dentre outros.

O Clima Tropical, com as estações do ano bem definidas: verão chuvoso e inverno seco, favorecem o Turismo, principal atividade econômica da região.

Com suas paisagens exuberantes atrai diversos turistas, brasileiros e estrangeiros, para passeios de barco e para o comércio da área.

A pesca também é muito famosa e bastante praticada, por profissionais e amadores, principalmente no período de estiagem, de abril a setembro, quando é permitida. Nos meses de março a outubro, é época da reprodução dos peixes e por isso fica proibida.

No dia 12 de novembro é comemorado o dia do Pantanal, uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta. E por conta de sua grande relevância para o país e o mundo em geral, fica aqui o convite para quem desejar se aprofundar um pouco mais sobre as especificidades da área, e também para conhecer e desfrutar desse belíssimo lugar.

Vale a pena!

Comentários encerrados