30 de abril de 2019 Comentários (0) Ações Sociais, Blog, Estilo de vida, Fauna e Flora, Sustentabilidae

Pequenas atitudes, grandes mudanças.

Compartilhe em suas redes favoritas

 

Vamos falar sobre lixo, como separar e algumas medidas que você pode fazer para mudar o mundo. 

Repare que somos os maiores acumuladores de lixos e o nosso planeta está cada vez mais poluído de muitos resíduos que descartamos de maneira errada. 

Mudança de pequenos hábitos diários podem fazer muita diferença. Vamos começar com uma pergunta: Para onde vai seu lixo?  

Procurar saber sobre as coletas seletivas no seu bairro e os ecopontos. É muito importante! 

Quando pegamos alguns temas que estão em alta para discussão como educação financeira, vida saudável, cuidados com o meio ambiente, logo pensamos que falar sobre reciclagem pode ser um assunto totalmente distinto, sem conexão. E que para colocar todos em prática é muito difícil, afinal é muita coisa para pensar e equilibrar. Mas a união desses assuntos vira um efeito cíclico em que os únicos pontos são a preocupação com o ambiente e com o próximo.

Veja que toda mudança pode ser simples, basta começar que logo suas ações ficam automáticas. E começam a fazer parte da sua vida. Organizando uma forma eficiente e justa de viver bem com você o planeta.  

Por isso comece a separar seu lixo. Aqui vão algumas dicas se você quer praticidade: 

  • Deixe uma caixa no bagageiro do carro para colocar os materiais recicláveis e levá-los até o posto de coleta ecoponto mais próximo.  
  • Adquirir uma composteira dentro de casa ou trabalho, sabe como ela funciona?  
    É uma caixa com terra e minhocas que vão se nutrir de restos de alimentos. A real intenção é diminuir a quantidade de lixo para os aterros sanitários, e de quebra você ainda terá adubo para suas plantas. Mas não são todos os alimentos que podem ir para uma composteira. Por isso faça um lembrete na geladeira como um manual de instruções. Pode colocar à vontade: frutas, legumes, grãos, sementes, sachê de chá sem etiqueta, borra e filtro de café e cascas de ovos. Por outro lado, não se deve colocar: carnes, limão, temperos fortes, óleos e gorduras, fezes de animais domésticos e papéis. 
    Para não juntar mosquitos e impedir o mau cheiro, é preciso cobrir os resíduos orgânicos com serragem, folhas, palha ou grama. 
  • Uma forma simples de organizar a rotina é fazer a separação dos resíduos em três partes: orgânicos, que vão para a composteira; recicláveis secos, que vão para o ecoponto; e os rejeitos, que não podem ser aproveitados, como papel higiênico.

Se permita refletir sobre o impacto que certas atitudes que temos diariamente causam na natureza, e que se você mudar, pode mudar os outros a sua volta. Por isso seja embaixador de bons hábitos na sua casa, no seu bairro ou até mesmo no trabalho. Suas atitudes colaboram para um mundo melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish