1 de fevereiro de 2019 Comentários (0) Blog, Datas Comemorativas, Sustentabilidae

Viva o Velho Chico!

Compartilhe em suas redes favoritas

O tão conhecido Rio São Francisco, e popularizado como Velho Chico é o rio mais importante do Brasil. O único totalmente nacional que percorre aproximadamente 2.800km em todo seu trajeto. Foi descoberto em 4 de outubro de 1501 pelos viajantes Américo Vespúcio e André Gonçalves. E recebeu este nome em homenagem ao Santo São Francisco de Assis, que nasceu neste mesmo dia na Itália. 

Começa no município de São Roque de Minas na área da Serra da Canastra no estado de Minas Gerais  e percorre até a divisa dos estados de Sergipe e Alagoas.  Ele passa por cinco estados e 521 municípios do Brasil. E por fim, deságua no Oceano Atlântico. 

O Velho Chico tem grande importância econômica e cultural para o país. As pessoas que vivem nas regiões onde o rio passa sobrevivem graças a ele. Principalmente o Nordeste, que sofre muito com a seca. Suas águas ajudam no abastecimento humano, na agricultura irrigada, na geração de energia, navegação, pesca, lazer e no turismo.  E ainda faz parte dos mais importantes Biomas o da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. 

E em 03 de fevereiro de 1871, foi inaugurado oficialmente a navegação pelo rio São Francisco. O barco passa diariamente entre Pirapora, próxima das cidades de Juazeiro e Petrolina, transportando pessoas e mercadorias durante todo o ano. 

O nosso Velho Chico é um tesouro do Brasil. E nesses mais de 500 anos de exploração é bom lembrar que a sua preservação é necessária e urgente. Por isso hoje é importante pensarmos nele e no seu futuro. Viva o São Francisco! 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish