As árvores enormes sempre fascinaram os seres humanos. Além da beleza e imponência, elas são importantes para a sobrevivência dos seres vivos. 

E em se tratando de idade e tamanho as árvores são as campeãs. De troncos fortes, elas sobrevivem por anos a fio, cada vez mais embelezando nossas florestas. 

Por isso separamos para você as maiores árvores ao redor do nosso planeta. 

Descubra aqui quais são: 

SEQUÓIA SEMPERVIRENS, é a mais alta árvore do planeta de acordo com registros é a Hyperion com uma altura estimada de 115.72 metros. Conhecida também pelo nome sequóia sempervirens.  É concentrada principalmente na região da Califórnia da costa ocidental do Pacífico Norte, e tem várias florestas reservadas para sua preservação. 

GENERAL SHERMAN: é definitivamente uma das árvores mais amadas e arborizadas, mas conhecida como General Sherman. É abundantemente encontrada nos bosques nas encostas ocidentais da Serra Nevada da Califórnia, Estados Unidos, pontilhada com vários parques reservados para estas árvores. A mais alta pode seguir até 95.8 metros e são encontradas especialmente no Monumento Nacional da Sequóia Grande.  

EUCALIPTO: a grande maioria dos eucaliptos gigantes encontra-se na Austrália. Alguns eucaliptos chegam a ter mais de 130 metros de altura. Porém, no continente australiano é bastante comum encontrarmos eucaliptos que medem entre 80 e 100 metros. 

TUALANG: o recorde mundial de árvore tropical mais alta do mundo pertence à espécie Koompassia excelsa, popularmente chamada de “tualang”. As árvores desta espécie pertencem à família botânica Leguminosae e podem ser encontradas na Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia. A maior delas foi registrada em 1902, na Indo-Malásia, com 84 metros de altura. 

BAOBÁ:  esta é a espécie que tem as árvores que possuem o maior diâmetro.  Os baobás, árvores nativas da ilha de Madagascar, são altos, possuem algo entre 5 e 25 metros de altura, porém o diâmetro do tronco pode chegar a 11 metros. Estas árvores se desenvolvem em regiões áridas e destacam-se pela capacidade de armazenar água dentro do tronco algo em torno de 120 mil litros. E suas folhas caem durante a estação seca. 

 Como disse o jornalista Olavo Bilac, em “Velhas arvores”, “Olha estas velhas árvores, mais belas, do que as árvores moças, mais amigas. Tanto mais belas quanto mais antigas, vencedoras da idade e das procelas. O homem, a fera e o inseto, à sombra delas vivem, livres da fome e de fadigas. E em seus galhos abrigam-se as cantigas, e os amores das aves tagarelas. Não choremos, amigo, a mocidade! Envelheçamos rindo. Envelheçamos como as árvores fortes envelhecem, a glória de alegria e da bondade. Agasalhando os pássaros nos ramos, dando sombra e consolo aos que padecem.” Que nós aprendamos com as árvores, são símbolos de muita sabedoria.

Compartilhe em suas redes favoritas

Deixe um comentário

Close Search Window