Dia da árvore: curiosidades e origem da data

Dia da árvore – Um grande salve, caros amigos. O blog hoje está em ritmo de festa, afinal, dia 21 de setembro comemora-se o DIA DA ÁRVORE.

E por falar nisso, você sabia que o símbolo da Macboot é a COPAÍBA? É isso aí! E isso tem um motivo. Não é mero acaso. A Missão da Macboot é inspirar momentos de felicidade na vida de nossos consumidores seja ao ar livre ou no trabalho, com responsabilidade e consciência socioambiental.

A árvore é o símbolo maior da natureza. Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que ainda existe no planeta.

O que se comemora no dia 21 de setembro?

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito desse importante recurso natural. O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso.

Como foi criado o Dia da árvore? Qual a origem do Dia da árvore?

Ele é comemorado em 21 de setembro e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965.

Dia da árvore: o que as árvores nos fornecem?

É comum vermos árvores totalmente cheias de flores, como os Ipês e suas mais variadas cores, como amarelo, rosa, branco e roxo. As árvores são importantes para a vida dos homens, pois fornecem o ar que respiramos além de nos dar alimentos, como frutas e remédios que são extraídos de algumas delas.

Qual a importância da árvore para o meio ambiente?

Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares. Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos. Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes.

Qual a importância das árvores para os seres humanos?

Todos os seres vivos dependem das árvores de alguma forma. E isso não está ligado apenas ao fato de que elas transformam o gás carbônico em oxigênio. Na verdade, as algas marinhas são as principais responsáveis pela produção do gás que consumimos na respiração. Porém, isso não diminui a importância da árvore.

Dia da árvore: curiosidades sobre árvores

– A sequoia, uma arvore típica da América do Norte, além da vida longa, também pode atingir 100 metros de altura.

– A General Sherman, espécie de sequoia, que fica no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia (Estados Unidos) é considerada a maior árvore do mundo por causa do conjunto de medidas que possui: 82,6 metros de altura, 25,9 metros de diâmetro e 1.814 toneladas. Além disso, essa árvore tem cerca de 2.100 anos.

– O Jequitibá, espécie típica da Mata Atlântica Brasileira, pode atingir os 60 metros: a altura de um edifício de 20 andares. Jequitibá, em Tupi, quer dizer, “gigante da floresta”.

– Mas, no Brasil, a Samaúma, típica da Floresta Amazônica, é a maior (tem 90 metros de altura).

As principais árvores do Brasil | Dia da árvore

Aroeira: alguns tipos de Aroeira são muito apreciados na culinária e outros servem para fazerem infusões na medicina popular. É uma árvore nativa do Brasil.

Bambu: é utilizado para fins artísticos e também na construção civil.

Cafeeiro: espécie nativa da África, mas popular em todo o mundo, graças ao seu fruto. O Brasil possui a maior área plantada de cafeeiros do mundo.

Cajueiro: é uma árvore nativa do norte e nordeste brasileiros e, em condições ideais, pode atingir até 20 metros de altura.

Castanheira: originária da Península Ibérica, a Castanheira é muito conhecida pelos seus frutos ricos em nutrientes.

Cedro: pode chegar a até 30 metros de altura. É uma árvore nativa da Mata Atlântica e tem um crescimento muito acelerado, por isso é também utilizado para o reflorestamento destas áreas.

Cerejeira: suas diversas variações podem ser úteis desde a produção de frutos até a utilização de seus troncos como madeiras nobres.

Coqueiro : ainda não é conhecida a origem desta árvore, mas já foram encontrados fósseis de árvores ancestrais aos coqueiros com cerca de 15 milhões de anos.

Imbuia: é uma árvore de folhas e flores muito pequenos, mas de tronco extremamente grosso.

Ipê: os diversos Ipês são muito utilizados como árvores urbanas, pois suas raízes crescem para baixo e não danificam calçadas e ruas asfaltadas.

Jacarandá: é uma árvore nativa do Brasil, pertencente à família Fabaceae.

Jatobá: é uma árvore nativa da Amazônia e da Mata Atlântica brasileira. Os jatobás chegam a ter 1 metro de diâmetro nos troncos e suas cascas são utilizadas para a produção de chás e vinhos.

Juazeiro: é uma árvore típica do nordeste brasileiro, com frutos ricos em vitamina C. O Juazeiro desperta grande interesse da indústria de cosméticos e seus nutrientes ainda são usados na fabricação de cremes dentais.

Mogno: é uma árvore muito utilizada na fabricação de móveis pela facilidade com que é possível trabalhar.

Nogueira: seu fruto é a noz, muito utilizada na fabricação de óleos e como artigo culinário.

Oliveira: originária da região do Mar Mediterrâneo, seus frutos são as conhecidas azeitonas, e um dos seus principais produtos é o azeite de oliva.

Pau-Brasil: árvore que deu nome ao Brasil é originária do mesmo país. Em 7 de setembro de 1978, a Pau-Brasil foi declarada como Árvore Natural do Brasil.

Pinus: é uma árvore originária do hemisfério sul e, hoje, é comumente encontrada no sul e sudeste do Brasil.
Salgueiro: o salgueiro é a árvore que deu origem ao ácido acetilsalicílico, a conhecida aspirina.

Sapucaia: é uma árvore originária da floresta amazônica e da mata atlântica do Brasil e pode chegar a até 30 metros de altura.

Seringueira: é originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas. A seringueira teve grande importância para o desenvolvimento da região norte do país, a partir da extração do látex – matéria-prima da borracha.

Umbuzeiro: o umbuzeiro ou imbuzeiro é originário do nordeste do Brasil e seu nome tem origem no tupi. “Ymbu” significa “água que dá para beber”, graças à retenção de água em suas raízes.

Projeto Verdejar – Grupo Mulheres do Brasil

O Verdejar, do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Franca, reúne voluntárias que trabalham para mobilizar a comunidade e realizar ações de plantio na cidade.

O grupo é composto por MULHERES DE VÁRIOS SEGMENTOS de todo o BRASIL que se reúnem mensalmente para DISCUTIR E PROPOR AÇÕES em temas ligados à educação, empreendedorismo, cota para mulheres e projetos sociais.

O Verdejar está radiante em começar as comemorações do Dia da Árvore plantando em uma nova praça no campus da Unesp de Franca.

O evento vai ser lindo e contará com a apresentação do coral da Unesp, poesia com a verdejante Daniela Almeida Borges e com APOIO DA MACBOOT, que fará doações de mudas para as crianças do Centro de Convivência Infantil (CCI), que participarão do plantio.

Compartilhe em suas redes favoritas

Deixe um comentário

Close Search Window