4 de abril de 2018 Comentários (0) Datas Comemorativas

Dia do Jipeiro: curiosidades e origem da data

Compartilhe em suas redes favoritas

Dia do Jipeiro: No dia de hoje a gente só tem a desejar para os jipeiros de plantão muitas trilhas, lama e poucas quebras. Parabéns à todos os off-roaders! A Macboot homenageia todos que são apaixonados por 4×4, que é comemorado, não coincidentemente, dia 04/04.

Ser jipeiro é um estilo de vida. É conhecer novos (e maravilhosos) lugares por caminhos alternativos, geralmente de acesso difícil. Mas ser jipeiro é também ter o chamado espírito de equipe durante as competições ou mesmo numa trilha entre amigos.

Portanto, ser jipeiro é muito além da competição, é ter solidariedade, fazer novos amigos, aprender a superar limites e, claro, respeitar e preservar a natureza.

Os 4×4 sempre foram muito admirados pelo mundo e hoje se tornou um veículo utilitário, e cada vez mais marca sua importância e destino para esporte e lazer.

A origem do Dia do Jipeiro (04/04)

Segundo o Guia dos Curiosos, a origem da data foi por intermédio de uma pesquisa realizada no site Universo 4×4 no primeiro semestre de 2001. A data seria escolhida pelos próprios internautas. Na primeira etapa, as pessoas mandavam suas sugestões. Em seguida, as três mais indicadas foram à votação popular. A eleição foi encerrada no dia 21 de maio e a data escolhida, com 41,8% dos votos, foi 4 de abril, ou seja, 4/4, tudo a ver com a paixão dos jipeiros: carros com tração nas quatro rodas.

Dia do Jipeiro: Lei N.º 12.583

O dia do Jipeiro entrou em vigor em 23 de abril de 2007 (Projeto de lei n.º 198, de 2002, da Deputada Célia Leão – Lei N.º 12.583). Para quem curte uma bela aventura pelas trilhas do país, nada melhor que um cenário ideal para curtir um feriado ou um fim de semana com a família ou os amigos. E para ficar completo o ideal é ter muito barro, muita lama, crateras, morros, areia, enfim o que for possível para poder enfrentar com seu Jipe, num misto de desafio e consciência.

Origem do Jipe

A palavra Jipe é uma adaptação para a língua portuguesa do termo Jeep (em inglês), e é o nome da empresa que criou o segmento desses veículos no mundo.

Inicialmente, o projeto recebeu o nome GP , (General Purpose Vehicle ou veículo para uso geral). As pessoas chamavam o carro usando a sigla GP (em Inglês) e logo degenerou na palavra “JEEP” era a única palavra que ele pudesse proferir um personagem em quadrinhos dos trinta e tantos anos, Eugene, um animal de estimação pertencente a Olivia Palito de Popeye, a namorada do Marino . Eugene tinha poderes superiores, como andar em paredes ou tetos.

Graças à popularidade de Eugene, alguns soldados começaram a chamar seus veículos como JEEP, aludindo aos poderes de Eugene .

O nome e a marca foram registrados até 1950 por Willis Overland, que continuou a fabricar o JEEP para o mercado militar e civil.

O veículo Jipe foi construído para atuar em guerras, sendo que nos anos 30 tinha-se a necessidade da construção de um veículo leve, que tivesse a capacidade de enfrentar obstáculos e terrenos difíceis para um veículo comum, podendo carregar pessoas e cargas, assim foi criado o conceito de carro off road, até hoje esse modelo de veículo é utilizado por exércitos do mundo todo, como também em operações de salvamento e situações onde é necessário o deslocamento em área de difícil acesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish