Dia Mundial do Meio Ambiente #CombataAPoluiçãoDoAr

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e é celebrado no dia 5 de junho. Essa resolução aconteceu na Conferência de Estocolmo, na Suécia. Desde então todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e ações para relembrar a importância da preservação do meio ambiente.

 

Em 2019 o tema principal do Dia Mundial do Meio Ambiente é a “Poluição do Ar”. Através desse tema podemos refletir sobre a influência que isso tem sobre nós. Você sabia que 9 em cada 10 pessoas no mundo respiram ar poluído. Isso causa 7 milhões de mortes prematuras anualmente.

 

A poluição do ar está no coração da justiça social e da desigualdade global e alguns grupos são ainda mais vulneráveis a ela. Mulheres e crianças que fazem trabalho doméstico, como cozinhar, estão desproporcionalmente expostas à poluição do ar, como fumaça de fogões e combustíveis usados em ambientes internos.

 

Já os idosos com doenças pulmonares e cardíacas preexistentes são particularmente vulneráveis à poluição do ar. Os grupos de baixa renda também sofrem muito com essa situação, quase 90% das mortes relacionadas à poluição do ar ocorrem em países de baixa e média renda, devido ao rápido aumento sem precedentes de veículos e outras razões.

Ações que ajudam

 

Alguns países já começaram a implementar ações para ajudar nessa luta. A China por exemplo possui metade dos veículos elétricos do mundo e 99% dos ônibus elétricos. Outras ações que podemos fazer é plantar árvores, recolher o lixo e locomover-se sem poluir.

 

A Macboot desde o seu nascimento luta por essa ideia e já plantou mais de 300.000 mudas de árvore e distribuiu mais de 1.000 lixos pelo país. Além de participar de projetos como o Praia Limpa e o Projeto Verdejar.

 

A poluição do ar é um problema que podemos evitar. Ações para reduzir a emissão de poluentes atmosféricos podem ter um efeito quase imediato na qualidade do ar. Juntos, nós podemos #CombataAPoluiçãoDoAr.

E você como irá CombataAPoluiçãoDoAr no Dia Mundial do Meio Ambiente?

Compartilhe em suas redes favoritas

Deixe um comentário

Close Search Window