22 de agosto de 2018 Comentários (0) Datas Comemorativas

Instituto Chico Mendes: Parabéns pelos 11 anos

Instituto Chico Mendes: Parabéns pelos 11 anos
Compartilhe em suas redes favoritas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) faz 11 anos no dia 28 de agosto de 2018 e é motivo de comemoração. Fundado em 2017, o ICMBio é uma autarquia em regime especial criada pela Lei 11.516. O Instituto é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Objetivos do Instituto Chico Mendes

Cabe ao ICMBio executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.

Além disso, é também de sua alçada fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.

Missão do Instituto Chico Mendes

A missão do Instituto Chico Mendes é proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental.

Projetos do Instituto Chico Mendes

Confira abaixo a lista dos principais projetos e programas apoiados pelo ICMBio.

Projeto Corredor Ecológico Região do Jalapão
Projeto Práticas Inovadoras
Projetos de Conservação de Espécies
Programas de Cativeiro
Programa de Voluntariado do ICMBio
Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade-Probio II
Projeto Manguezais do Brasil

Quem foi Chico Mendes?

Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro.

Chico foi eleito presidente do STR de Xapuri e intensificou sua luta pelos direitos dos seringueiros, pela defesa da floresta e pela luta política contra a ditadura e pelos direitos dos trabalhadores.

Entre 1987 e 1988 Chico Mendes ganhou o Global 500, prêmio da ONU, na Inglaterra, e a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society, nos Estados Unidos e deu entrevistas aos principais jornais do mundo. Jornalistas e pesquisadores o visitaram nos seringais e difundiram suas ideias pelo planeta.

O principal legado de Chico Mendes são as Reservas Extrativistas, que representam a primeira iniciativa de conciliação entre proteção do meio ambiente e justiça social, antecipando o conceito de desenvolvimento sustentável que surgiu com a Rio 92.

Em 22 de dezembro de 1988, em uma emboscada nos fundos de sua casa, ele foi assinado a mando de Darly Alves, grileiro de terras com história de violência em vários lugares do Brasil.

Cinco Frases impactantes de Chico Mendes

“Não quero flores no meu enterro, pois sei que vão arrancá-las da floresta”. Chico Mendes

Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta até que valeria a pena. Mas a experiência nos ensina o contrário. Então eu quero viver. Ato público e enterro numeroso não salvarão a Amazônia. Quero Viver.” Chico Mendes

 

No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade. Chico Mendes

Os seringueiros, os índios, os ribeirinhos há mais de 100 anos ocupam a floresta. Nunca a ameaçaram. Quem a ameaça são os projetos agropecuários, os grandes madeireiros e as hidrelétricas com suas inundações criminosas“. Chico Mendes

A nossa luta é pela defesa da seringueira, da castanheira; e essa luta nós vamos levar até o fim, porque não vamos permitir que as nossas florestas sejam destruídas“. Chico Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish