28 de outubro de 2020 Comentários (0) Sem categoria

O que é biofilia?

Compartilhe em suas redes favoritas

O termo biofilia foi cunhado pelo ecólogo Edward O. Wilson em seu livro de mesmo nome publicado em 1984. Um conceito que conversa muito com a filosofia da Macboot e que explicamos mais abaixo.

Analisando a etimologia desse termo, bio(vida) philia(amor), podemos ter como ponto de partida uma atração pela vida, pelo que é vivo e, portanto, pela natureza.  Visto de diversas perspectivas científicas, uma coisa sempre foi consenso em todas, a biofilia é um sinal de saúde física e mental. Afinal o convívio com a natureza sempre foi comprovadamente benéfico para a saúde humana.

Uma conexão inconsciente que acontece ao longo da vida. Desde os animais as plantas como uma forma de sustentar a vida. Mas isso pode ser potencializado com experiências pessoais, ou seja, inputs durante a vida de convivência e experiências com a natureza. Uma conversão ambiente e indivíduo.

 

A Biofilia nos tempos de hoje

Os ambientes urbanos e cada vez mais digitais podem atrapalhar o despertar da biofilia em nós. Já que nos isolamos cada vez mais em espaços claustrofóbicos como interiores de edifícios e carros. Aumentando a nossa desconexão. O que como já visto causa degradação ao meio ambiente e ao ser humano.

 

O que fazer para se conectar novamente com a natureza?

A educação ambiental com contato direto com seres vivos é o principal meio. E claro que a nova geração é a nossa grande esperança. Além disso projetos de arquitetura e cidade que integrem natureza e cidade nos ajudam a nos conectar novamente.

Vamos juntos nos conectar a natureza e florescer a nossa biofilia.

Deixe uma resposta

EnglishPortugueseSpanish