Pare e imagine um supermercado sem nenhuma embalagem descartável. O macarrão, arroz e feijão, não vem em pacotes. O suco e o leite não são vendidos com a caixa. O shampoo, não tem frasco. A sacolinha plástica? Nem pensar! Sim, esse lugar existe. E é um sucesso.

O bacana é que cada vez mais novos mercados pelo mundo têm vendido seus produtos de maneira mais sustentável. Como o supermercado, Original Unverpack criado em Berlim, na Alemanha. Como o nome indica é sem embalagens. Por lá, os produtos em frascos, potes e plásticos descartáveis definitivamente não existem. Eles são vendidos a granel, você escolhe o produto, quantidade e é só colocar no frasco que levar, ou se esquecer, não se preocupe. Frascos reutilizáveis são vendidos no local. No caixa pesam e pronto. O processo é bem simples.

Mas se você quiser saber a procedência do produto? A tabela nutricional? Se tem glúten? O supermercado disponibiliza materiais com todas as informações de todos os produtos. Marcas como essa estão revolucionando o comportamento das pessoas e introduzindo uma nova experiência de consumo, baseada na sustentabilidade. Sem contar com a diminuição de desperdício de alimentos. 

Essa ideia que citamos acima é um ótimo insight para nós: estimular a sustentabilidade e não usar plásticos em nenhuma embalagem. Tudo vendido à granel e cada cliente pode levar seu próprio recipiente para as compras.

Consumir itens a granel pode custar menos para o seu bolso e também evita a produção de lixo que colocamos na Terra. No Brasil, um terço do lixo doméstico é composto de embalagens. E a maioria delas foi usada uma única vez antes de ser descartada. Um grande desperdício não?

Ideias como essa nos motivam a pensar um mundo diferente. E você o que fez pelo seu planeta hoje? 

 

 

Compartilhe em suas redes favoritas

Deixe um comentário

Close Search Window