10 de outubro de 2018 Comentários (0) Datas Comemorativas

Dia do Consumo Consciente: algumas reflexões e curiosidades

Compartilhe em suas redes favoritas

Dia do Consumo Consciente: Olá, aventureiros, tudo bem? O post de hoje é sobre essa data super importante para o dias atuais. Portanto, que tal refletirmos um pouco sobre o assunto?

O que é Consumismo? Quais os Tipos de Consumo? O que é Consumo Sustentável? A resposta a essas e outras perguntas você vai conferir nesse especial que escrevemos especialmente para o Dia do Consumo Consciente que tem por finalidade despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos.

O dia 15 de outubro, aliás, foi instituído como Dia do Consumo Consciente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009.

Dia do Consumo Consciente: O que é Consumismo?

Consumismo refere-se a um modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação de massa. O termo é muitas vezes associado à crítica do sociólogo e economista Thorstein Veblen, à cultura de massa e à indústria cultural.

Dia do Consumo Consciente: Quais os tipos de consumo?

Basicamente existem cinco tipos de consumo: Consumo Essencial e Supérfluo (necessidades primárias e indispensáveis – necessidades secundárias e dispensáveis); Consumo Individual e Coletivo (satisfação pessoal (alimento) – Satisfação coletiva (serviços públicos); Consumo Privado e Público (famílias e empresa – Estado); Consumo Final e Intermédio (satisfação direta das necessidades das famílias que não sofrem transformações – empresas que transformam os bens) e Consumo Sustentável (e é exatamente nesse que vamos nos ater e explicar um pouco mais sobre o conceito no próximo tópico)

Dia do Consumo Consciente: Consumo Sustentável

O consumo sustentável ou responsável diz respeito ao consumo de bens respeitadores do ambiente. Incluem-se nesta classificação não só o consumo de produtos reciclados, mas também a rejeição de produtos baseados em recursos não renováveis e a rejeição de bens nocivos, se bem que estes dois últimos não se enquadram perfeitamente no conceito de “consumo”, sendo atos assentes na responsabilidade do consumidor.

O que é como ser um Consumidor Sustentável?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o consumo sustentável é aquele que envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram emprego decente aos que os produziram e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.

O que é produção e consumo sustentável?

Produção e consumo sustentáveis é uma abordagem holística aplicada para minimizar os impactos ambientais negativos dos sistemas de produção e de consumo, ao mesmo tempo em que promove melhor qualidade de vida para todos; estimula a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos e insumos; e fomenta a geração de trabalhos decentes e o comércio justo.

Como fazer consumo sustentável para ajudar o planeta?

Com pequenas atitudes é possível exercitar o consumo sustentável, entre as ações que podemos incluir em nosso dia a dia destacam-se: utilizar água de forma moderada, equilibrar o consumo de energia, comprar produtos que utilizem menos recursos naturais e que podem ser reciclados, entre outras.

Macboot e a sustentabilidade

A Macboot é uma empresa que se tornou pioneira e referência em SUSTENTABILIDADE ao trazer o slogan “Respeite seu Planeta” e desenvolver projetos como o Click e Plante, que resultou em mais de 1,5 milhão de árvores plantadas no Brasil.

A marca acredita que a natureza preservada e habitada por seres humanos conscientes proporciona uma vida mais feliz. “O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe”, disse Marco Aurélio Silva, presidente da Macboot .

Clique aqui para ver algumas dicas do nosso blog de como economizar água.  E aqui para conhecer uma de nossas ações sociais.

Sapatos ecológicos que não impactam a natureza

A linha ECO da Macboot nada mais é do que calçados ecológicos que não impactam a natureza e ainda deixam você no maior estilo para curtir sua aventuras, disse Richard no vídeo acima. Veja o produto aqui e aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish