21 de maio de 2019 Comentários (0) Datas Comemorativas, Sustentabilidae

Dia Internacional da Biodiversidade.

Compartilhe em suas redes favoritas

Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado anualmente em 22 de maio. Esta data, criada pela Organização das Nações Unidas, visa conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta.

Você já parou para pensar na importância de preservarmos toda a biodiversidade? 

Por ser um assunto muito amplo, cabe também com essa data refletirmos a respeito dos objetivos do desenvolvimento sustentável criado também pela ONU, que tem como foco mobilizar esforços para que acabe todas as formas de pobreza, desigualdades e alterações climáticas. O que prejudica e muito nossa biodiversidade, por isso é uma causa de todos. 

São esses objetivos: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, boa saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, agua potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, vida terrestre, paz, justiça e Instituições eficazes e parcerias e meios de implementação. 

O primeiro passo para uma mudança sustentável é investir na criação de sistemas, processos e políticas novas que protejam nosso meio. Essa é uma estratégia que ajudará a transformar a sociedade. Precisamos focar no capital humano para a valorização das cadeias produtivas e a preservação dos recursos naturais. Esses são elementos essenciais para que possamos trilhar o caminho do crescimento em harmonia com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social. 

E você sabia que o Brasil é o país com a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta? Possuímos um tesouro de valor incalculável não apenas para os brasileiros, mas para o mundo todo. A diversidade da natureza é a chave para a sobrevivência humana e proteger toda essa riqueza natural não é algo tão simples. E na tentativa de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar as múltiplas formas de vida, foi criado o dia da biodiversidade.  

As melhorias e lutas precisam ser diárias e eficazes. Devemos lutar enquanto sociedade para termos uma vida mais justa para todosÉ um momento de refletirmos sobre a nossa existência. 

É fundamental lembrar que todas as formas de vida no planeta estão, de uma forma ou de outra, interligadas. “A biodiversidade é o conjunto de todas as formas de vida que nos cercam, encantam e sustentam. Vírus, bactérias, outros pequenos seres microscópicos, plantas, fungos e animais são todos os seus elementos. Simplesmente por ser vida, ela já merece o nosso respeito e cuidado”. Por isso vamos pensar e trabalhar juntos para conservação de toda essa riqueza que nos mantém vivos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish