20 de março de 2018 Comentários (0) Ações Sociais, Datas Comemorativas

Dia Mundial da Água 2018 terá como tema Compartilhando Água

Compartilhe em suas redes favoritas

Dia Mundial da Água 2018 – O 8º Fórum Mundial da Água será em Brasília entre os dias 17 e 23 de março e deve atrair 40 mil pessoas no Estádio Nacional Mané Garrincha e no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

Em 2018 o tema escolhido foi COMPARTILHANDO ÁGUA e será a primeira vez que o evento se realiza no Hemisfério Sul. O Fórum é organizado pelo World Water Council (WWC), uma organização internacional que reúne todos os interessados no tema da água. Criado em 1996 o Fórum Mundial da Água foi idealizado para estabelecer compromissos políticos no planeta acerca dos recursos hídricos.

Atualmente, mais de 70 instituições estão engajadas na realização do fórum. Quando se deu a partida para a conquista, em 2010, eram 14 instituições em apoio ao evento internacional. Até o momento, 17 países confirmaram participação no evento. No Centro de Convenções Ulysses Guimarães, local das cerimônias de abertura e encerramento, haverá espaço para que cada país apresente ao público as melhores práticas sobre o tema.

Nas imediações do Estádio Nacional Mané Garrincha será montada a Vila Cidadã, com espaço para a participação mais ampla do fórum. O local contará também com diversos debates e, à noite, se transformará em centro gastronômico.

O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado internacionalmente no dia 22 de março, desde 1993. Recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Em 2018 o tema é COMPARTILHANDO ÁGUA.

Em 2003, o Brasil instituiu o Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março.

Respeite seu Planeta

A Macboot é uma empresa que se tornou pioneira e referência em SUSTENTABILIDADE ao trazer o slogan “Respeite seu planeta” e desenvolver projetos como o Click e Plante, que resultou em mais de 1,5 milhão de árvores plantadas no Brasil.

A marca acredita que a natureza preservada e habitada por seres humanos conscientes proporciona uma vida mais feliz. “O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe”, disse Marco Aurélio Silva, presidente da Macboot .

Clique aqui para ver algumas dicas do nosso blog de como economizar água.

Dia Mundial da Água: Curiosidades sobre a Água

1. O corpo humano de um adulto possui até 65% de água em sua composição. Em um recém-nascido o número é ainda maior: 78%.

2. 70,9% de sua superfície é coberta por água e apenas 3% da água do mundo é doce. Deste total, 70% está na forma de gelo ou no solo.

3. 12% da água doce do mundo está no Brasil. O país é privilegiado por seus aquíferos, que armazenam a água no solo. O Aquífero Guarani é o maior do mundo. Ele se estende por uma área média de 1,2 milhão de km2 e reserva, aproximadamente, 45 mil quilômetros cúbicos de água.

4. Existe mais água na atmosfera do que em todos os rios do mundo juntos.

5. De acordo com a ONU, existem 783 milhões de pessoas no mundo que vivem sem água potável. Em 2025 esse número pode chegar a 1,8 bilhão. Só na América Latina são 36 milhões de pessoas sem acesso à água de boa qualidade.

6. Enquanto nos EUA as pessoas gastam, em média, 370 litros de água por dia, os africanos usam de sete a dezenove litros.

7. Por não terem acesso à estrutura de saneamento básico, mulheres e crianças na África Subsaariana perdem até seis horas do dia caminhando longas distâncias para encher baldes de água.

8. Em média, 2/3 da água do mundo é usada para a produção de alimentos, em especial à agricultura e pecuária.

9. Nos EUA, 26% da água usada nas residências é gasta apenas em descargas.

10. Uma torneira que goteja a cada segundo pode vazar três mil litros em um ano. Em São Paulo, os vazamentos nas redes de distribuição geram desperdício de 980 bilhões de litros de água por ano, em média, 30% da água tratada no município. Em Nova York são perdidos 13 trilhões.

11. Um banho de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Uma mangueira aberta pelo mesmo tempo pode desperdiçar até 280 litros.

Planeta Água – vídeo da música de Guilherme Arantes

A música do cantor Guilherme Arantes certamente já foi ouvida por você em algum momento da Escola, afinal, Planeta Água é um clássico e nada melhor do que ela para demostrar para as crianças a importância da água para todo o ser vivente.

É bom lembrar que 70% da Terra é coberta por água, mas só uma pequena parte está disponível para consumo humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish