Dia 11 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Cerrado. A data foi criada para marcar o valor do bioma para a biodiversidade do país. Considerado o berço das águas, o Cerrado possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem oito importantes bacias hidrográficas, incluindo as três maiores bacias do continente. Esse potencial aquífero tem uma importância estratégica para o abastecimento e manutenção das cidades.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, abrangendo uma área de 2,036.448km², cerca de 23,9% do território brasileiro. Além disso, é considerado a savana mais rica do mundo: abriga 11,6 mil espécies de plantas nativas, 200 espécies de mamíferos, 800 espécies de aves, 180 de répteis, 150 de anfíbios e 1200 espécies de peixes.

Entre as espécies de sua flora, mais de 220 têm uso medicinal e mais de 416 podem ser usadas na recuperação do solo degradado. Há também importantes atrativos turísticos no território, com cachoeiras, cânions e rios. Dessa forma, o turismo sustentável exerce influência na economia de vários municípios da região.

A área abrangida pelo bioma Cerrado localiza-se na região de clima tropical sazonal. Esse tipo de clima apresenta duas estações bem-definidas: verões chuvosos e invernos secos. O período de seca começa no mês de maio e finaliza no mês de setembro. O período chuvoso inicia-se em outubro e estende-se até o mês de abril. A temperatura média fica em torno de 22º C, variando ao longo dos períodos.

A visitação é uma das estratégias mais importantes de sensibilização da sociedade a respeito da importância da conservação do Cerrado. Ano passado esse bioma recebeu cerca de 850 mil visitantes.

Os 5 lugares mais visitados foram:

➡️Parque Nacional de Brasília,

➡️Parque Nacional da Chapada dos Guimarães,

➡️Parque Nacional da Serra da Canastra,

➡️Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

➡️Parque Nacional da Serra do Cipó.

Compartilhe em suas redes favoritas

Comments are closed.

Close Search Window